Para aqueles que não sabem dizer não. Não conseguem colocar limite nos outros. Querem sempre agradar aos outros e acabam sendo exploradas. Negligenciam suas necessidades a favor das necessidades dos outros. Pessoas altruístas, mas não um altruísmo saudável, e sim um altruísmo patológico.

São pessoas que não tem força de ir ao embate, um embate saudável, lhe falta energia para colocar o seu ponto de vista sobre uma situação. São pessoas que tem pontos de vista, são inteligentes, mas possuem medo oculto de gerar discórdia ao colocar o ponto de vista sobre determinada situação, principalmente e especificamente quando o interlocutor é uma pessoa com personalidade dominadora. A pessoa do tipo centaury se sentirá acuada, e aceitará a opinião do outro, concordará em fazer as coisas de acordo com o que o outro está propondo ou pedindo, mesmo que isso a sobrecarregue. A essas pessoas, falta a energia para se impor, falta potencial de conseguir manter uma conversação saudável de troca de ideias e opiniões, dentre elas, negar ou assumir tarefas. Muitas pessoas essa dinâmica esconde o medo da rejeição dentro de determinado grupo, podendo ser social ou familiar, medo de perder o emprego. Dentro das constelações familiares, podemos dizer que é o medo de “não pertencer”.

As pessoas de fora percebem isso e sabem que a personalidade centaury nunca vai dizer não. É aquela criança que faz o trabalho de casa dos outros, no grupo de trabalho é aquela pessoa que todo mundo sabe que se pedir, ela vai fazer, pessoa que todos se aproveitam em pedir dinheiro pois sabem que ela não vai negar. Acaba se tornando capacho dos outros.

Seu desejo de ajudar torna-se tão grande que eles se transformam mais em escravos do que em auxiliares dispostos a cooperar. Mesmo na doença, eles continuarão utilizando seus últimos recursos energéticos para ajudar os outros, chegando até a exaustão física, apesar de a mente estar sempre alerta.

Pessoas com essa personalidade costumam apresentar fraqueza, abatimento, esgotamento e falta de energia.

Pela falta de não utilizar a palavra para expressar aquilo que a pessoa realmente deseja, ou seja, “isso não! o meu limite é esse”, se impor e não ultrapassar os seus limites, pode somatizar em uma série de problemas, principalmente envolvendo a tireóide e um nó no peito. A pessoa literalmente “engole sapos”, ou melhor, não deixa que eles saiam, gerando uma estagnação de Chi. Cada pessoa tem determinada área no corpo que é propensa a mais desarmonia. Além dos sintomas citados, a pessoa poderá desenvolver dores no corpo, nas articulações, etc.

São facilmente dominadas e manipulados por personalidades fortes como o lado negativo dos florais de Chicory, Beech, Vine, Heather, Vervain e Impatiens. Essas personalidades passam por cima de Centaury como um tanque de guerra e não olham pra trás. Mas só passam por cima por que Centary deixou.  O problema não está unicamente nas personalidades fortes, mas está em Centaury, ele com ele mesmo.

A personalidade Centaury tem pouco amor próprio. Nos casos mais graves, Centaury passa a se sentir como uma mera ferramenta, e não como um ser pensante. Esse tipo de pessoa nunca chega em um grande cargo dentro de uma empresa, pois os chefes dominantes percebem essa fraqueza de Centaury, e sabem que ele jamais conseguirá ser firme com os funcionários se atingir um patamar dentro da empresa que precisa impor ordens aos funcionários. Da mesma forma, Centaury não agregará na empresa, pois não consegue apresentar seus pontos de vista e discutir ideias.

Pessoas do tipo Centaury podem também se envolver em situações como beber bebidas alcoólicas mesmo não gostando, provar drogas puramente por pressão, etc. Esse é o tipo de pessoa para qual a frase serve: “No lugar errado, no dia errado, com a companhia errada”.

Centaury se sente uma pessoa incompleta, são apenas um pedaço delas mesmas. Sua energia é constantemente drenada por favores que estão em desequilíbrio no dar e receber. Elas apenas fazem, raramente ou nunca recebem de volta a energia doada, e essa atitude de não conseguir se impor acaba gerando frustração e muita raiva de sí mesma, autoflagelo, quando a pessoa deita pra dormir ela começa a remoer tudo aquilo que aceitou e que poderia ter negado. Centaury se xinga constantemente.

O floral Centaury como aspecto positivo traz vontade forte e definida, um altruísmo saudável, preservando sua própria vontade e sabendo o momento de dizer sim, e o momento de dizer não. Ajuda a pessoa a se posicionar, a entrar no embate, colocar e defender com sabedoria seu ponto de vista. Geralmente, o primeiro “Não” dito pelo Centaury, após ele voltar para casa, faz ele vibrar da cabeça aos pés. A pessoa é tomada de uma energia vibrante. Muitas vezes, o primeiro não é suficiente para desfazer o bloqueio energético que essa pessoa tinha, e a partir disso, ela saberá quando ela poderá servir. A pessoa passa a ser respeitada e ouvida no contexto social em que está inserida.

Frases frequentes:

Frases de apoio

Centaury geralmente é associado ao floral Larch, para trabalhar a auto-estima debilitada de Centaury.

Relatos de casos na página 54, 57 da coletânea de escritos.