Atitudes de resposta fora do padrão de normalidade
Minas: Psídium Virescens / Gabirobeira
Para todo tipo de perda de controle. Perda de controle dos esfíncteres, alimentar.
Para pessoas que sentem medo de sí mesmas, do que ela é capaz de fazer por não conseguir controlar seus ímpetos, descontroladas, impulsivas, que explode com facilidade e não consegue retornar o controle após o momento da explosão, medo de enlouquecer, medo de matar ou se suicidar, Agir antes de pensar, conduta irracional. Possuem uma agreção interior e compulsões.
A pessoa geralmente segura a cabeça, numa tentativa de controlar suas vontades, os seus impulsos, literalmente dizendo para sí: “Não posso perder a cabeça”.
Chega-se nesse estado quando a pessoa está sob forte pressão. Ela tem medo de ter que ir a um psiquiatra, de precisar tomar remédios controlados, de ser hospitalizado. A pessoa é tão impulsiva que quando se dá conta, ela já fez. Muito violenta, podendo tornar-se assassina.
Medo de perder o controle, de explodir, de fazer coisas terríveis. Chega a ser desesperador. Quando a mente dá sinais de exaustão, e há o medo de não suportar a tensão. Surgem então impulsos de fazer coisas que normalmente não faríamos, ou sequer pensaríamos em fazer. Tomar atitudes precipitadas, desagradáveis, prejudiciais aos que se encontram à sua volta.
Os crimes passionais acontecem devido ao desequilíbrio que é corrigido por Cherry Plum. No “calor do momento” a pessoa comete uma atrocidade sem pensar no que está fazendo, torna-se irracional.
Frases frequentes:
- Ou mato, ou me suicido
- Quando me zango, salve-se quem puder!
- Passa pela minha cabeça que tenho que jogar o meu bebê pela janela
- Tenho medo de não conseguir me controlar algum dia
- Sinto-me a tampa de uma panela de pressão
- Tenho medo de cometer algo terrível
Aspectos positivos: Floral para manter o controle. Controle emocional e mental, clareza de pensamento e sentimentos.