Pessoas manipuladoras, amor possessivo, controladoras, que cobram atenção dos outros, possessivos, ciumentos e com muito apego.
Cobra tudo oque faz pelo outro, está sempre mostrando: eu fiz isso, eu fiz aquilo, pra conseguir reconhecimento e gratidão
Frequentemente, tem o sentimento de que o mundo está contra ele, e que ele é o único errado. Exigentes e apegados a ideias, sentimentos, objetos e pessoas. Tem dificuldade de se desprender. São intrometidos, sempre tem algo para sugerir, criticar ou modificar.
Fingem doenças para manipular. Tosses, dores, passar mal…
Briguentos. Ofendem-se com facilidade e adoram fazer chantagem emocional. Durante uma briga, ele sempre consegue sair como vitima. É um grande manipulador, apesar de no seu pensamento, pensarem que estão fazendo o melhor, ele controla, ele manipula, para que as coisas saiam como ela acha que devem ser feito. Chicory não costuma dar espaço para o diálogo.
Quando há ódio e raiva associado, é muito associado ao Holly. Costumam ser muito desagradáveis, até mesmo em situações públicas, se tiver holly associado é briga e baixaria na certa.
Floral da sogra, aquela que chega na casa da namorada do filho e vai mexer nas panelas e diz: “mas meu filho não come esse tipo de comida”. Começa a provocar embates com a nora por questão de território.
Fazem de tudo para se mostrarem calorosas, receptivas, e se esquecem de si mesmas. Sempre ansiosas em agradar. Fazem muitas perguntas a respeito dos desejos e necessidades dos outros, sempre falando que é pelo bem do outro.
Para aqueles que se preocupam em excesso com as necessidades dos outros, tendendo a cuidar em demasia dos filhos, parentes, amigos, sempre encontrando algo que deva ser corrigido. Estão sempre corrigindo aquilo que acreditam ser errado, e o fazem com prazer. Desejam que todos aqueles a quem querem bem estejam por perto.
Mesmo doentes, tendem a se preocupar em excesso com os outros. Ou para aqueles que querem muita atenção e desejam ser mimados.
Quando o relacionamento é expresso de forma possessiva e manipuladora, emocionalmente carente e dependente e aflora o comportamento negativo a fim de obter atenção, o homem frequentemente cai na comiseração quando não vê sua vontade atendida. Ele apresenta sentimentos de abandono e rejeição, impondo condições para o afeto. O Floral que vai ajudar é o Chicory, que vai nutrir esta carência interior, suprir este buraco fundo, proporcionando segurança e proteção para transformar o sentimento de Amor Condicional – aquele que precisa de um forte motivo para existir e que espera sempre algo em troca – em Amor Incondicional, que é amar sem esperar benefícios da outra parte.
pieguice – sentimentalismo exacerbado (p57)? Parece entrar em conflito com a descrição do próprio Dr. Bach abaixo, carece aprofundamento.
Frases frequentes:
- Eu só quero o melhor pra você
- Eu sei o que é melhor pra você
- Faço isso pra você só se você fizer aquilo pra mim depois
- Um dia você vai perceber o quanto eu fiz pra você
- Você é o que você é graças à mim
- Pode ir, ficarei aqui sozinho esperando você voltar (dai a pessoa não vai, no outro dia, a chicory faz um super café da manhã para recompensar o outro)
- Sempre dou um jeito de conseguir o que eu quero!
Aspecto positivo: Totalemnte desprendido de si mesmo em favor do bem-estar ods outros, amor incondicional, confia no sentimento do outro. Ajuda as pessoas a elevarem o seu amor e dedicação a categoria do amor e do serviço desinteressado. Esse floral traz altruísmo, reconhecimento do direito dos outros à dindependêencia
Crianças são naturalmente chicory, pois ela aprende que chorando ela terá atenção dos pais. Depois, ela tende a fazer manha, se jogar no chão, fazer chantagem, chorar, gritar, esprar a visita chegar para pedir alguma coisa, para receber atenção. Essa fase dura geralmente dos 4 a 6 anos de idade.
Frases de apoio:
- Mantenho-me naturalmente desapegado
- Dou sem exigir nada em troca
- Eu respeito a individualidade dos outros
Agitação