Vivem superficialmente o presente, sonham acordadas, e por isso sentem muita dificuldade em guardar detalhes, pois nunca estão 100% presentes. A memória fica prejudicada. Em geral, elas vivem em um romance imaginário, mas não batalham para tornar a sua realidade o romance que tanto almejam. Floral indicado para sonhadores. Vivem superficialmente o presente, pois essas pessoas tendem sempre a fugir para seus pensamentos.
Vale ressaltar aqui que há uma grande diferença de clematis e white chestnut: clematis busca esse estado, white chestnut luta contra ele, no entando, white chestnut tem pensamentos repetitivos destrutivos. Se a pessoa tem dificuldade de se concentrar, é importante avaliar se ela vive num mundo à parte (clematis) ou se ela tem um hiperfoco negativo (white chestnut)
São pessoas com propensão a cair, trombar, se cortar, derrubar as coisas, deixam a comida queimar e se esquecem do tempero. Sua capacidade de concentração é muito baixa, e isso pode levar a baixos resultados na aprendizagem.
Essas pessoas tendem a ter muita afinidade pela arte, geralmente são músicos, escritores, desenhistas, artistas, atores e atrizes, usam um personagem, mas na hora de viver a vida real é um problema, aí vem depressão, drogas e álcool associados.
São pessoas que gostam muito de ficar sozinhas curtindo os seus devaneios sem sentir falta de ninguém, por que ele tem tudo o que ele precisa no mundo que ele criou, seja ao dormir, ou ao ouvir suas músicas, fazer sua arte. Ele se relaciona bem apenas com pessoas que compartilhem de suas fantasias e viagens.
Uma característica marcante de clematis é o olhar vago. Ela te olha, mas não te enxerga. Como se ela te olhasse através de você, para uma outra coisa, ou desviam o olhar quando falam. É nítido que elas estão apenas na mente, não na presença. Não são agressivos, não são intolerantes, não são violentos, são retraídos.
Se esse paciente não tiver um suporte, ele pode correr para artifícios que o faça permanecer nesse mundo imaginário. Drogas e álcool são fugas que o Clematis pode escolher para conseguir lidar com a realidade. Se ele vai para uma festa e não está interessado em agir com o ambiente, ele tende a beber muito e usar drogas para aliviar a ansiedade que sente, pois na verdade ele gostaria de estar longe dali. Em festas de família, essa pessoa costuma perceber os conflitos e quer desesperadamente algo para se anestesiar.
Para pessoas que vivem com as cabeças nas nuvens, distraídas, desatentas, não estão com o corpo presente, “terra chamando”, ela está sempre em outro plano, apesar de estar teoricamente acordada e interagindo com o ambiente. Vivem sonhando acordadas. Fogem da realidade para os sonhos.
Essas pessoas não tem uma relação boa com a realidade. Para quem tem TDAH, autismo. Indiferença pelo que está acontecendo no meio ambiente. É muito comum para adolescentes. Tem dificuldade enorme de encontrar as coisas. São pessoas que esbarram frequentemente nas coisas, batem nas portas.
As vezes, a vida dessas pessoas se tornam tão mecânicas, que elas sequer lembram como chegaram do trabalho até sua casa. São esquecidas.
Para perda dos sentidos, catalepsia. Desinteresse. Para pacientes sonolentos, desmotivados, distantes, indiferente, não prestam atenção nas coisas que estão acontecendo ao redor, desmotivados de tudo. Ouvem apenas parte do que lhe dizem. São apáticos. Talvez pensem muito em alguém que tenha perdido, podem até planejar projetos ambiciosos, mas logo perdem o interesse ou não se esforcem para realizar. Parecem contentes por não estar totalmente despertos, e felizes em seus sonhos idealistas. Não enfrentam a realidade como deveriam. Propensas a desmaios. Em caso de inconsciência, basta umedecer seus lábios com o remédio.
Para aqueles que são sonhadores, que vivem nas nuvens, sem grande interesse pela vida. São pessoas calmas, mas que não são felizes com as circunstâncias em que se encontram, vivendo mais no futuro do que no presente, com esperanças de tempos melhores, quando seus ideais poderão vir a se realizar. Quando doentes, fazem pouco ou nenhum esforço para melhorar, e alguns podem até desejar a morte, na esperança de tempos melhores, ou talvez de encontrar um ente querido que tenham perdido.
Uma característica de clematis é dar soluções para problemas que são completamente fora da realidade para problemas simples. Não tem senso prático para resolver. Podem ter ideias incríveis sem praticidade.
Muitas vezes, a fuga que essa pessoa tem da realidade, pode ser relacionada a algum trauma (star of b), ou medo de alguma coisa como medo de pessoas (mimulus), medo de situações, de se envolver em acidentes. Também pode desenvolver baixa estima (larch, para mostrar que ele consegue, que não é melhor nem pior do que ninguém)
Delírios (p57).
Frases frequentemente ditas:
- Sou muito distraído
- Acordo com sono
- Eu sonho acordado
- Vivo esbarrando nas coisas
- Vivo com hematomas e não sei de onde eles vem
Indicado para pessoas em coma, que já restabeleceu a saúde mas ainda não acordou.
Características positivas: Clematis ajuda a pessoa a “encarnar de verdade” nesse planeta, aprendendo a viver no mundo real tendo prazer. Traz o interesse pelas coisas, inspiração. Pé no chão. Concretiza seus ideais. Criatividade. Aterramento.
Afirmações positivas:
- Sinto-me com os pés no chão
- Estou totalmente desperto, aqui e agora