Procrastinação. Aqueles que acham não ter força suficiente, mental ou física, para carregar o fardo da vida em seus ombros. Na verdade, não se trata de cansaço físico, mas esgotamento mental, pois se ela tivesse que acordar cedo para algo que ela gosta muito, teria energia de sobra.
Geralmente tem sensação de peso na cabeça. Acham difícil começar alguma coisa que vai lhe exigir concentração, esforço mental, organização mental maior. Tende a acumular tarefas, quando vê, tem uma pilha de trabalho para fazer. Sentem-se estressadas e irritadas pela rotina imposta, por não darem conta, por acumularem estímulos demais e não conseguem digerí-los.
A pessoa se sente desestimulada para dar continuidade à sequencia de estímulos que fazem parte do dia a dia dela. Geralmente, quando ela “pega no tranco” aí a coisa flui, o que geralmente acontece após tomar café.
Tem a sensação de que acorda mais cansado do que deitou. Ao abrir os olhos tem a sensação de que não vai dar conta do dia, de lidar com toda a rotina.
As tarefas cotidianas parecem muito difíceis de serem executadas, embora geralmente consigam realizá-las com sucesso. Acreditam que uma parte da mente ou do corpo precisa ser fortalecida, pois só assim conseguirão realizar suas tarefas.
Esse é o floral para pessoas que estão sempre desmotivadas e cansadas, que já acordam exaustas. Segunda-feira é o dia mais sofrido, pois ao acordar já pensam na rotina maçante que vão enfrentar pelo resto da semana e ficam na cama até o último minuto. Isso criam um estado de procrastinação, em que tarefas pequenas são adiadas ao ponto de virarem possíveis problemas. Embora seja um estado temporário, para muitas pessoas pode se tornar crônico.
Por se tratar de um estado criado pela mente, a pessoa pensa em todas as tarefas que vai ter que executar durante a semana no trabalho, por exemplo, muitas delas simples e corriqueiras, e já se sente cansada. Porém, qualquer acontecimento externo que tire da rotina, como por exemplo uma palestra ou um curso, traz nova energia e o cansaço desaparece, pois a pessoa sai desse ciclo mental vicioso.
No estado negativo de Hornbeam, a pessoa não percebe que se auto impõe limitações sempre com uma tendência materialista. Se acomoda a sua zona de conforto, que é altamente improdutiva.
Crianças que respondem bem a esse floral arrastam os pés quando andam, arrastam a mochila com o material da escola e ao se sentarem na cadeira imediatamente escorregam, ficando praticamente na horizontal em seus assentos. Na hora do intervalo da aula não tem energia para brincar e precisam de estimulantes, normalmente doces, para repararem o cansaço. O que também ocorre com adultos, que recorrem ao café, por exemplo, para terem energia para continuarem o dia.
Hornbeam traz vitalidade, força e energia, clareza e energia mental, motivação, diminuição da procrastinação e redução do estresse.
Existe uma relação muito íntima entre Hornbean e Olive. Quando o cansaço também é físico, então há necessidade da indicação de olive, podendo ou não ser associado ao hornbean.
Pode existir também uma relação de insatisfação com o que a pessoa faz, ela ainda não encontrou seu lugar no mundo e está fazendo uma tarefa que não lhe é agradável. Neste caso, pode-se indicar Wild Oat, o floral da missão de vida.
Afirmações positivas:
- Sinto-me repleto de energia para fazer minhas tarefas
- Consigo me organizar com facilidade
- Hoje conseguirei dar conta de muitas tarefas
- Tudo vem a mim com facilidade, alegria e gloria
- Eu tenho toda energia de que preciso