Para aqueles que se comparam com os outros e com isso se sentem inferiores.

Sentimento de inferioridade, insegurança (ver mimulus), imaturidade, baixa estima, sem auto-confiança, para aqueles que não se consideram tão bons ou capazes quanto aqueles que estão ao seu redor, pensam apenas no fracasso e que jamais serão bem sucedidos, então nem se arriscam  ou se esforçam o suficiente para ter sucesso. “Eu não consigo!”

Larch está continuamente se boicotando, se castrando.

São pessoas que se cobram muito. São perfeccionistas de forma subliminar: eles não tentam por que acreditam não poder fazer de acordo com seus padrões de qualidade. Jamais serei assim / conseguirei fazer assim, então é melhor nem tentar.  Jamais serei Einstein, então melhor nem fazer física. Há nessa dinâmica um perfeccionismo que ele idealiza. Ele põe uma muralha, e por medo de fracassar, ele mesmo não ultrapassa a barreira imposta.

Larch está constantemente se comparando a outras pessoas. Larch não é invejoso, ele admira as outras pessoas, mas se sente incapaz de fazer a mesma coisa que aquelas pessoas. Muitas vezes, larch indica outras pessoas que ele considera mais qualificado para uma tarefa, uma promoção, que ele mesmo poderia fazer,

Frases frequentes:

Aspectos positivos: Sou o meu melhor a cada dia, não me comparando com os outros. Eu consigo fazer melhor do que isso pois tenho a capacidade, não importa se alguém está em um patamar muito acima. Eu consigo melhorar! Mesmo que eu não passe, eu estudo até passar, e se não passar, o conhecimento será válido para outras áreas da minha vida.

Traz confiança nas habilidades pessoais e disposição para tentar. Desmistifica a questão do não conseguir.

Afirmações positivas: