Floral para depressão que vão e voltam sem motivo aparente, de caráter ciclico. Sentimento de vazio. Para pessoas sujeitas a períodos de tristeza ou até mesmo desespero, desesperança, como se sobre elas pairasse uma nuvem escura que escondesse a luz e alegria de viver. Difícil dar qualquer razão ou explicação a esses ataques. Sob tais condições, é quase impossível ser feliz ou alegre.

Pacientes frequentemente relatam seus sentimentos em cores: a vida está em preto e branco, tudo está cinza. A coloração da vida, o colorido de viver, desaparece.

Pessoas nessa situação sente muita vontade de chorar

Essa situação pode se estender por dias, meses, anos.

Uma caracteristica dessa depressão é que de tempos em tempos, há uma melhora. Como uma montanha, horas a pessoa está lá em cima, e do nada ela cai, ciclicamente.

Quando essas pessoas estão em crise, elas perdem o total interesse ao seu redor, elas só querem isolamento, ficam letárgicos, sem prazer nos alimentos, na música, etc. Quase sem convívio social, podem recusar-se a tomar banho e se cuidar. A pessoa se torna lenta, demorar a sair da cama, ela fica literalmente “curtindo a fossa” mas nem essa pessoa entende o por que está passando por isso. O olhar é opaco e triste, sem vida, sem cor.

Aspectos físicos:

Muitas vezes antes da depressão, a pessoa passa por dores de cabeça, insônia, disturbios digestivos, etc. Logo depois, chega a apresentação emocional de mustard.

É importante questionar ao paciente o que aconteceu antes de começar o último ciclo de depressão, se ela perdeu alguém, perdeu o emprego, foi magoado, tem algum problema financeiro, está com alguma condição de saúde. Se a pessoa não tiver nenhuma queixa aparente, pode ser o caso de mustard.

Esse distúrbio está ligado a baixa taxa de neurotransmissores e ao timo. Pode ser muito positivo fazer ligeiras batidinhas no timo com pensamentos de alegria, ou apenas repetir a palavra: “Alegria, alegria de viver… alegria” para ativá-lo e também colocar diariamente uma ou duas gotinhas de floral na região do timo, que é a glândula da alegria. (O timo também é responsável pela produção dos linfócitos T. Eles ajudam o sistema imunológico a proteger o organismo contra vírus, fungos e outros tipos de infecções). Nestes casos, o consumo do chá de Ayahuasca pode ser extremamente benéfico, por aumentar considerávelmente a ação dos neurotransmissores.

Afirmações positivas: