Workaholic. Para a pessoa que não desiste de trabalhar, de lutar, não relaxa e nunca descansa, grande sentimento de dever, tudo gira em torno do trabalho, mesmo cansadas e sem energia, arranjam força para terminar o que começaram. Essas pessoas tem um senso de que vieram ao mundo para trabalhar. É um soldado, e seu lema é “missão dada, missão cumprida!” Não deixam nada pela metade, mesmo que isso as leve à exaustão, e ainda sim, podem continuar se esforçando, até chegar a uma crise de stress. São responsáveis, confiáveis no trabalho.

Podem infartar durante o trabalho, pois ignoram a dor. Não enxergam os próprios limites do seu corpo e da sua saúde.

Oposto de Centaury, que precisa por limite nos outros, OAK precisa por limite em si.

Peguemos um alpinista por exemplo, é OAK por natureza, vai até o fim, é forte, e mesmo sabendo que tem uma meta a cumprir, um destino a chegar, ele sabe quando tem que parar quando o clima muda, sabe que tem que procurar abrigo ao anoitecer, quando precisa se oxigenar quando está sob condições adversas, sabe a hora de fazer a fogueira, a hora de parar para se alimentar, se precisar, ele descansa por alguns dias para tratar um ferimento ou uma lesão. Ele vai fazer o possível para chegar na sua meta, mas respeitando os limites do corpo.

Não respeitam o lazer e seus limites.

Mesmo sobrecarregados de trabalho, acreditam que ainda podem fazer mais. Mesmo doentes, não abandonam o trabalho. Tornam-se cansadas e esgotadas de tanto trabalhar, não se permitem descansar. Acreditam que podem realizar tudo sozinhas (ver relação com impatiens).

Pessoas OAK tem mêdo de decepcionar os outros e mostrar suas fraquezas. Não percebem que demonstrar a fraqueza é sinal de fortaleza.

Possuem tensão nos ombros e na nuca.  Trabalhar com floral OAK associado em massagens caso paciente apresente essa rigidez.

Floral para por limite no trabalho! É o floral que diz: Até aqui você pode trabalhar, além disso, você está estragando a sua saúde.

Para aqueles que se esforçam e lutam muito para melhorar, seja em relação ao cotidiano ou às suas vidas profissionais. Eles tentam uma coisa após a outra, mesmo sem esperança. Não desistem da luta. Sentem-se infelizes consigo mesmos se uma doença interfere em suas obrigações ou os impede de ajudar os outros. São pessoas corajosas, que lutam contra grandes dificuldades, sem perder a esperança ou deixar de lutar. Ficam irritados consigo mesmos por estarem doentes. Embora não achem que tem esperança de melhorarem, fazem de tudo que é possível para recobrar a saúde e voltarem a trabalhar.

Frases frequentes:

Aspecto positivo:

Respeita seus limites, não pega para sí mais do que pode dar conta, aprende a ler os limites do seu corpo e mente. Para quando tem que parar, continua quando pode continuar.

Afirmações positivas:

– Eu libero a luta e fluo com a vida
– Eu realizo, respeitando meus limites