Categorias
floral de bach hornbean para procrastinação

Minha experiência com o floral de bach HornBean: Procrastinação

Hoje é dia 30 de Setembro de 2022. Me chamo Sergio Ronei Hentz e hoje vou trazer um pouco da minha experiência após um mês tomando o floral de bach Hornbean.

Eu trabalho com criação de sites. Na minha rotina, lido com múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Sempre fui uma pessoa dedicada ao trabalho, ao longo da minha carreira, busquei nunca deixar os clientes sem resposta. Quando um cliente enviava uma mensagem, sempre procurei ao menos dar uma resposta do que e quando seria feito.

Porém, desde o início da pandemia, passei a ter dificuldades de me organizar. Em alguns casos, cheguei a deixar um cliente por até 10 dias sem resposta. Comecei a me perder em meio a tantas demandas, sempre fazia listas do que eu planejava executar durante o dia, e quando eu sentava ao PC para trabalhar, por mais que eu quisesse, não conseguia trabalhar direito. Fazia tudo, menos o que precisava ser feito. Somente em casos de urgência que eu me mexia para dar andamento ao trabalho. Estava literalmente “empurrando com a barriga” as coisas.

Não sentia preguiça de trabalhar, não é esse o caso. Definitivamente, nunca foi por preguiça. Sempre tive energia física e mental para agir. Porém, posso dizer que eu sentia que algo maior me impedia de trabalhar. Sinto dificuldade para explicar isso de outra forma, se não, uma ‘força maior’.

Nesse meio tempo, busquei diversas alternativas. Fazer exercícios, pausas periódicas, mudei meu local de trabalho diversas vezes, mudei móveis de lugar, tudo na busca de conseguir trabalhar, mas nada adiantou.

Já sabia da existência dos florais, tomei floral neste meio tempo inclusive, mas não havia pensado que eles poderiam ajudar no caso de procrastinação, como foi o caso de HornBean.

Há cerca de um mês, tive a ideia de procurar no google por “floral para procrastinação” e encontrei o HornBean no site da Monas Flowers. Encomendei uma solução estoque de hornbeam. Há farmácias de manipulação, mas pensei que pela severidade do caso, seria interessante ter um estoque para poder tomar em maiores quantidade do que as duas gotas usuais utilizadas pelas farmácias e a loja Monas é a de melhor custo benefício dos florais aqui no Brasil, tanto no preço quanto no valor do frete, além de vender os florais originais de Bach produzidos no Bach Centre, sendo o único vendedor indicado pelo próprio Bach Centre no Brasil.

Preparei um floral diluindo 6 gotas da solução estoque em um frasco tradicional de floral de 30ml’s, completei apenas com água filtrada, sem conhaque. No primeiro dia, somente, também tomei duas gotas diluídas em uma garrafinha de água.

Comecei a tomar, em média 4 a 6 gotas, 2x ou 3x ao dia, pulando alguns. Na primeira semana não tive resultados. Não tive nenhuma expectativa de dar certo ou errado, simplesmente, quando lembrava, eu tomava algumas gotas sub-lingual.

A partir da segunda semana, um dia ensolarado, acordei e fui limpar meu quintal. Pensei que seria uma boa ideia cortar a grama, e assim o fiz.

Atrás de minha casa tem uma lavanderia, ela é toda fechada, porém, havia lá um portão de metal com vãos entre uma barra de ferro e outra, achei que seria uma boa ideia cobri-la com lona transparente para que quando chovesse, não molhasse minha varanda. Fiz um serviço caprichado, com uma qualidade que eu não sabia que tinha. Passei silver tape e cinta hellerman em locais estratégicos para ficar bem fixo e não gerar barulho quando o vento batia sobre a lona.

Neste meio tempo, ainda não conseguia trabalhar com o foco e disciplina necessários… mas com a lavanderia fechada, pensei que seria uma boa ideia dar uma desentulhada dentro de casa. Havia objetos que não tinham lugar e que, sempre que eu via a bagunça, gerava um sentimento de bloqueio interno, então arrumei um armário para a lavanderia, agora protegida da chuva, e comecei a organizar as coisas que tinham utilidade, mas que não tinham um lugar definido.

Notei que eu tinha dois botijões de gás na lavanderia, fora o que utilizo no fogão, um de sobra é bom, dois, é demais. Me desfiz de um, deixando apenas um reserva, e também me desfiz de um galão de água, repassando para o revendedor de gás local.

A lavanderia estava ótima, muita coisa sem serventia alguma joguei fora. Então, passei para outros cômodos da casa. Reorganizei todo o meu guarda-roupas. Utilizei o método Marie Kondo para dobrar minhas camisetas, calças, meias e outras peças.

Notei que alguns móveis estavam um pouco frouxos. Apertei parafusos, instalei prateleiras, instalei lâmpadas, revesti meu escritório com um piso laminado (eu nem sabia que sabia instalar isso… ficou joia!)

 

fiz uma garagem para o carro, bicicleta e patins/patinetes das crianças… sim, eu não tinha uma garagem. Sol, chuva e sereno dia e noite…

Coloquei pedras em volta do meu escritório, pois quando chovia virava uma lama que dava agonia na alma.

Limpei todas as minhas ferramentas, caixas de ferramentas, cheguei a separar parafusos de pregos em potes separados.

Fato é que eu sempre fui uma pessoa bem desorganizada! Pela primeira vez na minha vida, estou sentindo que tudo tem seu lugar, não existe mais nenhum “canto obscuro” nas minhas coisas, aquele tipo de lugar que tem tanta coisa amontoada que sempre tive, sem saber exatamente o que tinha lá.

Ao longo da minha vida, sempre deixei as coisas estragarem. Por exemplo: há menos de um ano comprei uma bota para fazer o jardim, ao terminar de cortar a grama uma das vezes, deixei ele em algum lugar pegando chuva, enquanto fazia a organização, encontrei a bota toda mofada em um estado deplorável e inutilizável. Joguei fora, com um pesar, pois sabia que se não fosse meu descuido, ela estaria praticamente nova.

Busquei um lugar para tudo, e o que ainda não encontrou seu lugar, já está aguardando chegar sua vez na lista.

Também passei a cuidar mais de mim. Algumas semanas atrás fui a um cabeleireiro, o rapaz era inexperiente, fez uma gambiarra no meu cabelo, a barba ficou mais comprida de um lado do que do outro, o cabelo ficou comprido atrás ficando bem arrepiado após o banho… Isso jamais me deixaria perturbado, em geral, eu mal chegaria a notar. Porém, após essa organização, quando voltei pra mim, pensei: posso resolver isso facilmente indo a um cabeleireiro mais experiente. E assim o fiz. 

Também comprei um protetor solar que estou usando para trabalhar em frente ao PC e mais alguns objetos de uso pessoal, coisas que jamais me causariam qualquer tipo de preocupação, sempre fui desligado quanto ao cuidado pessoal. 

Lavei todos os meus tênis, e agora, quando chego e vejo que o tênis está sujo, ao invés de amontoar uma pilha de tênis sujos, eu já o lavo e coloco pra secar, assim, todos estão sempre limpos e organizados na prateleira, e posso escolher qual quero utilizar pra sair, sabendo que estão em ordem.

Parei de roer as unhas… nos últimos anos, elas nunca chegavam a mais de 1mm.

Agora, chego ao ponto inicial de HornBean: Hoje, tenho, não mais do que três ou quatro tarefas na minha lista de pendências do trabalho. De uma semana pra cá, tenho conseguido focar muito no trabalho, como a anos não conseguia. No dia de hoje, posso dizer que foi um dos dias que mais trabalhei em toda minha vida, ou pelo menos, o dia mais trabalhado dos últimos dois anos. Estou conseguindo responder com clareza e em bom tempo os clientes de alguns dias pra cá.

Sinto que, o que faltava para eu conseguir trabalhar, era organizar primeiro a bagunça que minha vida tinha se tornado. Nada que tenho tinha lugar definido, coisas que me emperravam de seguir, minha mente estava sempre perturbada com as bagunças do entorno, e quando eu tentava trabalhar, sentia que precisava focar em outra coisa, mas sem saber em que focar, eu voltava a atenção para coisas secundárias como jogar uma partida de xadrez.

Minha conclusão sobre HornBean é que, ao menos para mim, ele foi muito além do que eu estava esperando. Eu só queria conseguir trabalhar focado, mas fiz uma completa revolução em aspectos físicos em meu ambiente de trabalho, em minha casa, em mim, e só a partir disso, consegui focar no meu trabalho. 

Não pretendo parar com HornBean por pelo menos mais um mês, para me firmar nesse estado, e então, seguirei com o próximo floral que já identifiquei necessidade, que é o Impatiens. Sou rápido em fazer as coisas, mas não tenho paciência pra respeitar o tempo dos outros. Sou afobado, sou o primeiro a terminar de comer, percebo logo quando alguém está buscando uma palavra e busco completar a frase para não perder tempo, busco fazer tudo sozinho para poder seguir no meu próprio tempo. Essas características nunca me incomodaram, mas hoje vejo o quanto acabo me afastando das outras pessoas e muitas vezes sendo rude com aqueles que amo por pura impaciência.

Estou na busca, como a canção da Flaira Ferro diz, quero me curar de mim

Em breve, trago aqui minha experiência com o floral Impatiens.

Também dei inicio a um curso de florais de Bach, e pretendo atuar como terapeuta voluntário de florais de Bach no instituto Coração da Terra.

 

Obrigado, Dr. Bach.